Histotial

Historial

Desde 2010 que a Associação Cultural Pauta Humana desenvolve um trabalho consistente na criação, produção e divulgação de arte e de autores. Nos dois primeiros anos, a associação centrou as suas atividades no Projeto Estúdio de Artes Contemporâneas, na cidade de Águeda, local de produção criativa de várias equipas e de trabalho, um polo de lazer cultural por onde passaram exposições regulares, inúmeros concertos, performances e instalações. Neste espaço teve origem o ciclo de jam session Jazz à Tarde, que deu início a um novo olhar sobre o panorama das artes sonoras na região, fomentando novos públicos.
Em 2012, a associação estabelece um protocolo de parceria com a Câmara Municipal de Águeda, no sentido generalizado de fomentar uma massa crítica e uma renovada dinâmica no Fórum Municipal da Juventude da cidade. Estas atividades tiveram sucesso e culminaram com o Festival Urban Art Fest – uma verdadeira festa das artes que, durante dois dias, em pleno centro da cidade, no Fórum Municipal da Juventude e na Biblioteca Municipal Manuel Alegre.
Em 2013, os trabalhos da associação enfocam-se numa perspetiva de criação personalizada, onde a exploração do som e da arte performativa estiveram especialmente presentes e se relacionaram com outras linguagens criativas e novas perspetivas. A associação integrou o Open Call promovido pela Câmara Municipal de Águeda no âmbito do Programa (Re)Habitar o Parque e apresentou dois projetos no grupo de trabalho conjunto com outros artistas e agentes das artes. Os projetos denominam-se Natureza Criativa e Projeto Geofone.
Em 2014 numa parceria entre a editora discográfica Pássaro Vago e a Pauta Humana, surge o projeto de apoio à edição de música e trabalhos discográficos e o projeto de musica experimental e improvisada – laboratório para a música experimental. Ao logo deste ano a associação coopera com o Mercado Cooletivo  e com o  Nucleo de Slakline de Aveiro.
Em 2015 apresenta um evento inteiramente dedicado ao jazz, o Festival Pauta Jazz, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Jazz e o evento multidisciplinar Urban Art Fest regressa para uma segunda edição. Realiza a co-produção  num concerto de musica experimental no âmbito do festival MEIA (extensão a Águeda) que dá continuidade ao apoio à edição discográfica e à produção de música.
Entre 2016 e 2018 o festival Pauta Jazz ganha cada vez mais impacto no panorama cultural. A continuidade do apoio à edição de música ganha notoriedade com o  projeto Ensembleia e nasce a Orquestra de Jazz de Águeda no âmbito da produção criativa da associação. Paralelamente desenvolve-se o projeto de acolhimento artístico que consiste em receber atividade performativa internacional em residência artística.
Entre 2019 os principais projetos em desenvolvimento foram o Festival Pauta Jazz que para além de uma programação de concertos contou com iniciativas didáticas e residência artística no mês de abril, a apresentação do Showcase que decorreu no mês de agosto e o projeto Jazz+ que decorreu longo de todo o ano.