Residência Artística

No âmbito das relações culturais internacionais, a Pauta Humana promove o acolhimento de artistas e criativos de diferentes áreas. O projeto de acolhimento artístico é uma resposta à necessidade de expansão cultural, e por outro lado uma ferramenta que permite a interação cultural no meio e nos seus espaços adaptados à produção e apresentação artística. Através desta interpretação da ação enquanto ferramenta criadora é possível explorar diversas formas de conceção da arte, permitindo um vasto campo de produção para a interpretação criativa.

Residência #1

Em 2018 o projeto de acolhimento artístico concretiza-se com o grupo Flauta de Bloco em residência artística na cidade de Águeda durante três dias e na apresentação de um concerto no Centro de Artes de Águeda.

“Flauta de Bloco: uma viagem pelos ritmos pernambucanos”.
O grupo faz parte do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco e é composto por professores, alunos e ex-alunos da Universidade. Trabalham essencialmente com o repertório tradicional da região nordeste do Brasil, o qual inclui gêneros musicais como frevo, baião, caboclinho, coco, xote, maracatu e outros.

Residência #2

Em 2019 o projeto de acolhimento artístico concretiza-se com estadia na cidade de Águeda de dois músicos vindos da Polónia, o trompetista Piotr Damasiewicz e o vibrafonista Jan Pawlak. Os músicos para além de realizar um concerto integrado no programa do festival Pauta Jazz, participaram nas atividades criativas que tiveram lugar no Parque de Alta Vila no decorrer da sua estadia, no espaço INCA, local onde puderam usufruir de espaços adaptados para a produção artística, e desfrutar de momentos de lazer e Natureza.


Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo